terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ótima opção

Uma amiga comentou sobre este leite, ele possui 90% menos lactose. É uma opção MARAVILHOSA...o sabor é idêntico ao do leite comum.

Experimente!!!!

Bolo de Festa SEM lactose

Bolo de Chocolate Fácil e Garantido

Ingredientes
2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água quase fervente
1/2 xícara (chá) de óleo de cozinha (caprichada!)
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
3/4/ xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de café instantâneo em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
10 gotas de essência de baunilha
1 Pitada de sal

Preparo

Numa tigela média, peneire a farinha com o fermento e reserve. Bata no liquidificador, rapidamente, o óleo, o sal e os ovos. Acrescente a água quase fervente e bata até misturar. Junte o açúcar, o café, o chocolate em pó e a essência. Bata novamente até misturar bem. Despeje a mistura do liquidificador sobre a farinha e misture tudo com um batedor de mão. Ponha a massa numa forma (usei uma de 20 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve-a ao forno médio, preaquecido, por uns 40 minutos, ou até que passe no teste do palito.
 
Nota 1: Assegure-se de comprar chocolate em pó sem leite. Os chocolates em pó de boa marca (exemplo: Nestlé) não têm leite.

Depois de pronto e frio, tirei o bolo da forma (que lavei e sequei). Forrei a forma com papel aluminio; cortei o bolo um pouco acima da metade, escavei a parte de baixo (que ficou um pouco maior que a de cima), fazendo nela como que uma 'piscininha" com uma borda. Recoloquei a parte do bolo escavada na forma e dentro da 'piscininha' espalhei a geléia. Sobre a geléia espalhei 3/4 de xícara (chá) do merengue e, sobre este, distribuí quase uma caixa de morangos (300g) já lavados e secos (Nota 2: Não ponha morangos demais no recheio, pois isso pode forçar as paredes do bolo, levando-as ao rompimento). Pus depois a parte de cima do bolo sobre a primeira, alinhando bem as duas; cobri tudo com filme plástico e coloquei na geladeira por uma noite. No dia seguinte, pus o bolo no prato em que seria apresentado, apliquei as duas coberturas e decorei com os morangos. A aparência do bolo, como podem ver, não ficou lá essas belezas, mas fiz questão de postar esta receita, porque percebi o desamparo em que se encontram as pessoas com restrição ao leite, no que se refere a receitas de bolos de festas.
 
Recheio
Ingredientes
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de geléia de morango caseira ou comprada pronta
1/4 de xícara de chá de água.

Preparo
Misture tudo numa panelinha e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Espere esfriar e use.
 
Outros recheios:
3/4 xícara (chá) do merengue e quase uma caixa de morangos limpos. Faça conforme explicado na receita do bolo.

Cobertura

Merengue Italiano
(este merengue é também chamado - indevidamente - de Marshmallow)


Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 claras de ovos
8 gotas de essência de baunilha


Preparo
Ponha as claras na tigela da batedeira e reserve (Nota 3: a tigela não pode ter o menor resquício de gordura e, por isso mesmo, eu costumo passar um pedaço de papel toalha levemente embebido em álcool, no interior das minhas tigelas, antes de fazer uso delas). Numa panelinha ponha o açúcar e a água e mexa bem para dissolver o açúcar (não vai dissolver totalmente). Leve a panelinha ao fogo e (SEM mexer mais a mistura), deixe que cozinhe até atingir 116ºC (se você não tem um termômetro culinário, verifique o ponto da calda pondo um pouquinho dela, depois que ferver e começar a engrossar, num pires com água fria. Se a calda não dissolver na água, e for possível pegá-la com as pontas dos dedos, como se fosse uma balinha mole, está no ponto). Enquanto a calda ferve e não chega ao ponto, bata as claras até que formem picos firmes (mas não duros!). Chegando a calda ao ponto, despeje-a, em fio, sobre as claras em neve, com a batedeira ligada em velocidade média. Acrescente a essência e deixe que bata até que o merengue amorne e então cubra o bolo com ele (enquanto estiver espalhando o merengue no bolo, mantenha a tigela coberta com um pano de prato bem limpo e levemente umedecido, para que o merengue não fique ressecado)

Outra cobertura: Calda vermelha gelatinosa (receita abaixo) + 9 morangos higienizados e banhados em duas colheres (sopa) da calda vermelha gelatinosa (se quiser, use uma caixa inteira de morangos para decorar o topo do bolo, pois fica com uma aparência mais desejável; nesse caso, use três colheres (sopa) da calda vermelha para banhar todos os morangos; é só passar os morangos já limpos pela calda).
 
Calda vermelha Gelatinosa
(Outra invenção minha!/Prepare esta calda depois de cobrir o bolo com o merengue)

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de sumo de laranja coado
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gelatina sabor morango (comprar a caixinha)
1 colher (sopa) de amido de milho


Preparo
Misture tudo muito bem numa panelinha. Leve a panelinha ao fogo, mexendo sempre, até ferver. Deixe esfriar ligeiramente e ponha na geladeira até que comece a ficar com consistência de clara de ovo (na minha geladeira demorou 7 minutos). Então separe a quantidade que vai usar para banhar os morangos da decoração e despeje o restante sobre o bolo. Passe os morangos pela calda e finque-os no topo do bolo (Fincar, para quem não sabe, significa pressionar com força, mas aqui é para pressionar delicadamente, fazendo com que os morangos entrem levemente no merengue, pois, sem isso, eles não ficam firmes).

Fonte: Blog Saboreando a Vida